Carregando...

Salário líquido e bruto: cálculo, descontos e a diferença entre as remunerações

  • Postada em : 26/10/2021

imagen

Há uma grande diferença entre o salário bruto, aquele registrado na carteira de trabalho, e o salário líquido, que é o valor que o trabalhador recebe, de fato, no final do mês após os descontos oficiais obrigatórios. 

Por isso, o Portal Contábeis te explica como é calculado o salário e, consequentemente, te auxilia na sua organização financeira.

Salário bruto

O salário bruto, também chamado de salário base, é a remuneração que um trabalhador recebe por mês, sem considerar os descontos oficiais obrigatórios, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o Imposto de Renda.  

Geralmente, quando o empregador propõe um contrato de trabalho, o valor do salário estabelecido é o bruto, ou seja, sem os descontos aplicados.

Descontos 

No geral, esses descontos são a contribuição com o INSS e Imposto de Renda retido na fonte.

Essas são as contribuições obrigatórias que se aplicam a todo o empregado CLT, mas empresas também podem descontar outros descontos – como vale-transporte, vale-refeição, plano de saúde, etc. Vale dizer, portanto, que isso varia de empresa para empresa.

Também é importante lembrar que tanto a parcela do IR retido na fonte quanto a contribuição com o INSS são progressivos. Ou seja: quanto maior for seu salário, mais imposto será retido na fonte e maior será sua contribuição com o INSS.

O Imposto de Renda Retido na Fonte, por exemplo, vai da faixa de 5% até 27,5%, a depender do salário bruto do trabalhador – mas também pode não existir, se o trabalhador for isento. Por isso, esses valores variam conforme o salário bruto que você receber.

Salário líquido

Já o salário líquido é o valor final da remuneração, depois de passar pela dedução de todos os impostos oficiais obrigatórios. 

Ou seja, o salário líquido é a quantia que o trabalhador receberá em mãos, ou em depósito na conta bancária, no fim do mês.

Ao saber qual é o seu salário bruto, é mais fácil calcular o salário líquido, assim como calcular quais são os descontos que serão aplicados.

No holerite mensal, ou demonstrativo de pagamento, é possível conferir qual é o seu salário bruto e também quais são os descontos que são aplicados, tal como os valores de cada um deles.

Fonte: Nubank

Voltar

Solicite uma Proposta, visita ou agende uma reunião!

Últimas Notícias